Agosto Lilás: Gestão promove campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está promovendo, neste mês de agosto, uma série de intervenções para informar e sensibilizar a sociedade belenense sobre a importância da Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher.

Por meio de rodas de conversas com usuários atendidos pelos programas sociais e panfletagem na feira livre do município, as equipes dos programas do CRAS, CREAS, SCFV e Bolsa Família seguem com a programação de conscientização nos grupos de idosos, mulheres, pais, gestantes, etc., pelo fim da violência contra a mulher. A programação terá a culminância no dia 21 de agosto, com o Grupo “Ação Zumba”, o qual realizará um aulão de Zumba aberto ao público na Praça 6 de Setembro, a partir das 19h.

Campanha Agosto Lilás

O mês de agosto é marcado pela criação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), que neste ano completa 13 anos de luta pelo fim da violência contra a mulher. Em referência a essa data é realizada anualmente a Campanha Agosto Lilás, que tem por objetivo fomentar a discussão sobre violência contra a mulher. Violência esta que pode ser:

  • Física (Amarrar, chutar, empurrar e bater);
  • Psicológica (Humilhar, insultar, isolar e ameaçar);
  • Moral (Caluniar, injuriar e difamar);
  • Patrimonial (Controlar o dinheiro ou reter documentos);
  • Sexual (Forçar atos sexuais sem consentimento).

COMPARTILHAR