Comunicado sobre a feira livre de Belém

A Prefeitura de Belém e a Comissão Municipal de enfrentamento ao Covid-19 (Coronavírus) informam que está mantida a feira livre de Belém na próxima segunda-feira (23), até nova decisão, em virtude da necessidade de abastecimento da população. Porém, para preservar a saúde de todos e cumprir os protocolos determinados pelas Autoridades Sanitárias do estado, a Comissão pede que os idosos e pessoas do grupo de risco NÃO FREQUENTEM a feira e PERMANEÇAM EM CASA.

As pessoas que precisarem comparecer à feira, evitem aglomeração, mantendo-se a uma distância em torno de um metro dos comerciantes e dos demais frequentadores da feira.

A Comissão faz as seguintes recomendações:

1. Ir à feira em horários alternativos, com menor fluxo de pessoas;
2. Ser rápido nas compras e não permanecer na feira por muito tempo;
3. Ao retornar para casa, lavar imediatamente as mãos com água e sabão ou utilizar álcool gel;
4. Aos feirantes, permanecerem por trás das barracas ou numa posição de distância do freguês para evitar o contato respiratório muito próximo. Evitar tocar o rosto e higienizar as mãos com frequência.

É fundamental que a população continue seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e evite aglomerações em locais públicos ou privados, e evite sair de casa.

Belém, 20 de março de 2020.

A PREFEITURA DE BELÉM AMPLIOU AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS DURANTE A FEIRA LIVRE QUE SERÁ REALIZADA NESTA SEGUNDA (23) EM CARÁTER EXCEPCIONAL.

AS MEDIDAS TOMADAS SÃO:

1. Afastamento das barracas;
  2. Mudança do local da “feira da roupa”;
  3. Afastamento dos postos de alternativo;
  4. Retirada das caixas de alimentos no passeio;
  5. Presença da Polícia Militar para disciplinar;
  6. Equipe de assistentes sociais para orientar que os idosos, crianças e doentes devem estar em casa isolados;
  7. Presença do Conselho Tutelar orientando pais e crianças;
  8. Distribuição de máscaras para todos os barraqueiros.

É IMPORTANTE QUE A POPULAÇÃO NÃO ENTRE EM PÂNICO E SIGA TODAS AS RECOMENDAÇÕES:

1. Lave bem as mãos com água e sabão, até a altura dos punhos;
  2. Limpe bem o celular, brinquedos das crianças e outros objetos usados com frequência;
  3. Não compartilhe copos, talheres, toalhas e outros objetos pessoais;
  4. Se espirrar ou tossir, use o braço ou lenço descartável;
  5. Se estiver gripado, evite contato físico com outras pessoas e não saia de casa.
  6. Não cumprimente com aperto de mão, beijo ou abraço;
  7. Evite aglomeração e só saia de casa para o essencial;
  8. Caso precise sair, é fundamental lavar bem as mãos na volta e desinfetar produtos e sacolas.

O isolamento social e a higiene pessoal são os principais modos de combater a propagação do novo coronavírus. Ficando em casa, além de proteger a sua própria saúde, também protege a saúde de seus familiares, principalmente os idosos.

MEDIDAS JÁ TOMADAS PELA GESTÃO MUNICIPAL PARA PREVENIR E COMBATER O CORONAVÍRUS EM BELÉM:

1. Decreto de Situação Emergência pelo surto do coronavírus;
  2. Suspensão das aulas nas escolas da rede municipal e atividades esportivas (Decreto 13/2020);
  3. Suspensão de atividades religiosas e nas academias (Decreto 14/2020);
  4. Treinamento da Equipe de Saúde sobre o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde;
  5. Treinamento de Equipe do Hospital Distrital de Belém e de profissionais de saúde do município para coleta de amostra para teste do coronavírus;
  6. Notificação pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém ao Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba dos casos suspeitos;
  7. Orientações de prevenção ao coronavírus através dos canais de comunicação da prefeitura na internet (Site, Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Whatsapp), Carro de som e Programa institucional no rádio.