Encerrada enquete sobre Comenda Cultural em homenagem a artistas de Belém; confira o resultado

Com mais de 900 participações durante dez dias, foi encerrada a enquete lançada pela Prefeitura de Belém para escolher o nome da Comenda (condecoração) que homenageará personalidades e artistas da atualidade que contribuem com o desenvolvimento da cultura no município.

Foram selecionados cinco valorosos artistas (in memoriam) que se destacaram ao longo da história e contribuíram com a cultura popular belenense e regional: Antônia Paulino da Conceição “ANTÔNIA LÁZARO”  (Artesã ceramista); Florêncio Xavier da Costa “NEGO ANÍSIO” (Artista de Pastoril); Henrique José Gonçalo “HENRIQUE SANTEIRO”  (Artesão); Luís Camilo dos Santos “LUÍS CAMILO” (Mestre de Boi de Reis) e Manoel Barbosa do Nascimento “MANOEL BATISTA” (Poeta, Repentista e Embolador de Coco).

Com 360 votos, o artesão Henrique José Gonçalo, conhecido por  “Henrique Santeiro”, foi o mais votado pelos participantes da enquete e dará nome à comenda cultural.

Confira o resultado final da votação popular:

1. Henrique José Gonçalo “HENRIQUE SANTEIRO” – 360 votos
  2. Antônia Paulino da Conceição “ANTÔNIA LÁZARO” – 277 votos
  3. Manoel Barbosa do Nascimento “MANOEL BATISTA” – 190 votos
  4. Florêncio Xavier da Costa “NEGO ANÍSIO” – 81 votos
  5. Luís Camilo dos Santos “LUÍS CAMILO” – 17 votos

BREVE BIOGRAFIA DE HENRIQUE JOSÉ GONÇALO “HENRIQUE SANTEIRO”

Nascido em 4 de setembro de 1934 e falecido no dia 23 de junho de 2001, Henrique Santeiro era deficiente físico e morador no Sítio Angelim, município de Belém. Produzia suas peças artísticas em uma rede (foto), tornando-se conhecido por sua habilidade em produzir imagens de santos católicos através da modelagem em barro, gesso ou talhadas em madeira. Uma de suas obras mais famosas representa a imagem do Cristo crucificado, exposta por vários anos no altar da Igreja Sagrada Família.