Gestão municipal realiza ações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Belém, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, está realizando uma série de atividades educativas nas escolas públicas e particulares, e com os beneficiários dos programas sociais no município, sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, que tem como data nacional de mobilização o dia 18 de maio.

As atividades envolvem palestras, visitas, acompanhamento psicossocial e terá a culminância no dia 21 de maio, com uma caminhada saindo da Praça 6 de Setembro, a partir das 8h00, em direção ao ginásio de esportes “O Xaviezão”, onde serão expostos painéis com trabalhos produzidos pelos alunos das escolas municipais e apresentações culturais do SCFV e CREAS.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

COMPARTILHAR