Parceria entre Prefeitura e Funasa levará água tratada para comunidades rurais de Belém

A gestão da prefeita Renata está construindo duas estações do projeto Salta-Z para o abastecimento de comunidades rurais com água tratada. Em parceria com a Funasa, o projeto Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, denominado Salta-Z, garantirá água potável mais acessível para dezenas de famílias nos sítios Angelim, Gameleira e adjacências.

As duas comunidades rurais foram selecionadas após estudos realizados pelos técnicos da Funasa sobre a qualidade da água dos mananciais (açudes ou barreiros) existentes nas referidas localidades, e compatíveis com a Salta-Z.

Além de construir a estrutura das unidades da Salta-Z e do acompanhamento de técnicos das secretarias de Agricultura e Saúde, através de cursos de capacitação para os moradores sobre conservação ambiental, manejo e conservação do solo e dos recursos hídricos, a Prefeitura também disponibilizará um Operador da própria comunidade para realizar os trabalhos em cada estação. Já a Funasa fornecerá os equipamentos para o funcionamento das unidades, como bombas de água, caixas, filtros, etc.

SALTA-Z

A Salta-Z, é uma tecnologia tradicional com baixo custo de implantação capaz de realizar o tratamento do recurso hídrico em água superficial e subterrânea para o consumo humano, compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.

Acompanhe nas redes sociais mais ações da Prefeitura de Belém:

OUVIDORIA: