Prefeitura de Belém lança oficialmente campanha Outubro Rosa com exames de mamografia

Na próxima terça-feira (8), acontecerá o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa no município de Belém com a realização dos primeiros exames de mamografia no Centro de Referência de Saúde da Mulher. O evento ocorrerá em frente ao PSF IV, ao lado da Policlínica, a partir das 8 horas.

“Daremos início [com o Outubro Rosa] aos exames de mamografia em Belém no Centro de Referência de Saúde da Mulher para prevenção e diagnóstico do Câncer de Mama. Embora o momento seja de dificuldade, estamos com recurso próprio dando início a um serviço de alto custo e complexidade”, destacou a prefeita Renata.

A gestão municipal investiu cerca de 400 mil reais na compra dos aparelhos de mamógrafo e ultrassom para o Centro de Referência de Saúde da Mulher, o qual será inaugurado oficialmente após a fase de testes dos equipamentos e receberá o nome da professora Maria Gonçalves de Moraes (in memoriam), conhecida por Maria Jacó.

As atividades de conscientização do Outubro Rosa já começaram nas Unidades Básicas de Saúde do município, e também nos canais de comunicação da Prefeitura na internet e no rádio através do programa institucional.

OUTUBRO ROSA

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Com informações do Blog da Saúde – Ministério da Saúde