Prefeitura promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS e SCFV, está promovendo diversas atividades contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, que tem como culminância o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na última sexta-feira (11), os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, que atuam nos programas sociais da referida secretaria, participaram de uma entrevista na Talismã FM para divulgar as ações que se estenderão durante todo o mês de maio, como palestras, pit stop, panfletagem no comércio e na feira livre, atividade esportiva, cinema com filme sobre o tema, visita às escolas entre outras atividades.

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes

A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.