São Pedro de Belém 2018 é lançado na programação dos Festejos Juninos da Paraíba na PBTur, em João Pessoa

Apresentações de quadrilhas juninas, repentistas e grupos folclóricos marcaram o lançamento da programação dos festejos juninos 2018 da Paraíba, na tarde da quarta-feira (6), na orla de João Pessoa. O evento é promovido há oito anos pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), prefeituras participantes, Fecomércio-PB e Governo do Estado. O objetivo é divulgar o calendário de shows e as apresentações artísticas durante todo o mês de junho, nos municípios paraibanos.

O São Pedro de Belém, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de julho, também foi lançado no evento dentro do Circuito Junino do Brejo, que terá início no dia 15 de junho, na cidade de Serraria, e passará por Bananeiras, Borborema, Solânea, Caiçara, encerrando em Belém, no maior São Pedro da Paraíba.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, fez a abertura oficial e comemorou a participação de 20 prefeituras no lançamento de mais uma edição dos festejos juninos. A executiva paraibana reforçou a importância de estreitar as parcerias com as prefeituras e o trade, no sentido fortalecer o ‘Destino Paraíba’. Ruth destacou o momento econômico vivido pelo país, principalmente pelas prefeituras. “Há de se elogiar a disposição das prefeituras, pois o cenário atual era para não realizarmos esse evento. Mas, está tudo maravilhoso, alegre e o São João é uma festa que está inserida na cultura nordestina”, explicou Avelino.

No lançamento dos Festejos Juninos da Paraíba, na PBTur, o município de Belém foi representado pelo secretário de Comunicação, Alexsandro Júnior, pelo repórter João Moura e pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que realizou uma apresentação cultural através do Grupo Folclórico Flor do Algodão.

Participantes – A maioria das prefeituras que esteve na apresentação da programação trouxe comidas típicas e quadrilhas juninas. Os turistas que acompanharam a festa de abertura do evento aproveitaram para degustar pamonha, peteca (doce feito à base de banana e farinha de trigo) de Bananeiras, e também cachaças produzidas na região do Brejo paraibano, como a Cachaça D’dil, do município de Belém. Um exemplo foi a carioca Edna Maria Tavares, que está de férias em João Pessoa, disse que escolheu o período exatamente por causa do forró e do ritmo nordestino.

As prefeituras que estiveram na abertura foram Araruna, Barra de São Miguel, Cabedelo, Gurjão, João Pessoa, Lucena, Pedras de Fogo, Queimadas, Remígio, Sousa, Taperoá, Bananeiras, Solânea, Borborema, Serraria, Belém e Caiçara. Além de Santa Rita, Santa Luzia e Princesa Isabel.

Com informações do Governo da Paraíba

Curta a página oficial do São Pedro de Belém: facebook.com/spbelem

Vídeo (live) do lançamento do São Pedro de Belém na PBTur: