Setembro Amarelo: CAPS promove caminhada de prevenção ao suicídio

O Centro de Atenção Psicossocial promoveu, na quinta-feira (27), uma caminhada de conscientização e prevenção ao suicídio pelas ruas da cidade de Belém. A atividade fez parte da programação do Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio, e contou com a participação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A caminhada de prevenção ao suicídio foi concluída na praça 6 de Setembro com o plantio de uma muda de ipê amarelo, em alusão à cor da campanha, e aferição de pressão arterial e glicemia para os usuários do CAPS e para os participantes da atividade.

No Brasil, desde 2015, foi criada a campanha Setembro Amarelo, uma inciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

O CVV disponibiliza o telefone 188 para todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita, para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional. O atendimento é feito por um voluntário, com respeito, anonimato e estrito sigilo sobre tudo que for dito.

Com informações do CVV

COMPARTILHAR