IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA)

Buscando uma maior diversidade no campo e o fortalecimento da agricultura familiar, a Gestão Municipal está implantando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Através da orientação dos técnicos da Secretaria da Agricultura, EMPAER e produtores rurais de Belém, que terão uma oportunidade de comercialização e geração de renda.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Ministério da Cidadania (MCid), executada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado. O PAA propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais e promove a doação desses alimentos para entidades socioassistenciais.

Nesta quinta-feira, dia 04, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou uma reunião com os agricultores de Belém, às 10h, para conversar e apresentar o PAA aos produtores rurais. Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Viviane Barbosa, com esse projeto, os agricultores conseguirão vender o produto deles e, assim, escoar a produção, garantir uma renda para sua família.

Através do PPA, compra-se o produto do pequeno agricultor familiar, com perfil do cadastro único e bolsa família, além de populações tradicionais, paga-se por essa produção e entrega em entidades socioassistenciais, que em nosso município será para os usuários acompanhados/atendidos no CRAS/PAIF. O PAA, além de fortalecer a agricultura familiar, também proporciona mais um benefício para os usuários dos serviços que recebem a doação dos alimentos adquiridos pelo programa: a garantia de uma alimentação saudável.

A Secretaria da Agricultura, fará o acompanhamento e visita aos produtores cadastrados no programa, para verificar a produção e o manejo correto. Além disso, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura fará o transporte e a distribuição dos alimentos para famílias inscritas no Cadastro Único.

COMPARTILHAR