Abono Natalino do Bolsa Família começa a ser pago a partir de terça-feira (10)

O pagamento do abono do Bolsa Família será realizado junto com a parcela do benefício de dezembro, o que significa que as famílias receberão o benefício em dobro neste mês

Anunciado no início de 2019, o Abono Natalino começa a ser pago nesta terça-feira, dia 10 de dezembro. Com o objetivo de permitir um pagamento adicional aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), a medida possibilitará que as famílias recebam, no total, o dobro do benefício do Bolsa Família do mês de dezembro.

A criação do Abono Natalino vai ao encontro da necessidade de transferir mais recursos às famílias beneficiárias do Bolsa Família, proporcionando a elas um maior poder de compra. O pagamento do abono terá alcance nacional e injetará, em todo o Brasil, R$ 2,5 bilhões na economia.

Entenda como vai funcionar o Abono Natalino do PBF em 2019:

QUEM TEM DIREITO?

Todas as famílias beneficiárias do PBF presentes na folha de dezembro de 2019, com benefícios liberados e bloqueados.

Isso significa que as famílias com benefícios do PBF suspensos ou cancelados em dezembro de 2019 não terão direito ao Abono Natalino.

QUAL É O VALOR?

O Abono Natalino tem o mesmo valor da parcela do PBF de dezembro de 2019.

Isso significa que, no total, a família beneficiária do PBF vai receber o valor de dezembro em dobro.

QUANDO SERÁ PAGO?

O Abono Natalino segue o Calendário de Pagamentos do PBF que, em dezembro de 2019, paga os benefícios entre os dias 10 e 23, conforme o final de Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.

O abono tem validade de 90 dias, a contar da data inicial de disponibilização.

COMO A FAMÍLIA PODE SACAR?

O Abono Natalino é pago junto com o benefício do PBF. Por isso, pode ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família esteja sem cartão.

O saque poderá ser realizado nas lotéricas, caixas eletrônicos ou agências da CAIXA e Correspondentes CAIXA AQUI.

Se a família recebe o benefício do PBF por depósito em conta bancária, o Abono Natalino também será depositado na mesma conta.

COM AS FAMÍLIAS SERÃO COMUNICADAS?

As famílias com benefício liberado ou bloqueado receberão uma mensagem específica no extrato de pagamento, com informações sobre o pagamento do Abono Natalino.

Com informações do Governo Federal

COMPARTILHAR