Alunos da EJA participam de palestras sobre violência doméstica

O Serviço de Orientação Escolar-Psicossocial, da Secretaria Municipal de Educação, está realizando uma série de palestras sobre violência doméstica para os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino coordenada pela professora Zeferina Dantas no município de Belém.

Em formato de roda de conversa, a primeira palestra aconteceu na Escola Municipal Afonso Astrogildo de Paula, e foi proferida pela Psicóloga Educacional, Edna Lira, e pela Assistente Social Educacional, Fabiana Borges. Elas abordaram os diversos tipos de violência doméstica como, por exemplo, a violência física, psicológica e sexual, e a importância de uma educação integral que envolva todos os membros da família para prevenir e coibir os abusos.

Violência doméstica

A violência doméstica é um abuso físico ou psicológico de um membro de um núcleo familiar em relação a outro, com o objetivo de manter poder ou controle. Esse abuso pode acontecer por meio de ações ou de omissões.

A violência doméstica abarca comportamentos utilizados num relacionamento, por uma das partes, sobretudo para controlar a outra. As mulheres são as principais vítimas.

As pessoas envolvidas podem ser casadas ou não, ser do mesmo sexo ou não, viver juntas, separadas ou namorar. Todos podem ser vítimas de violência doméstica.

As vítimas podem ser ricas ou pobres, de qualquer idade, sexo, religião, cultura, grupo étnico, orientação sexual, formação ou estado civil.