Autor: Assessoria

Artesã e Poetisa serão homenageadas na abertura do Raízes do Brejo 2019 em Belém

A artesã Maria Marcolino de Oliveira e a poetisa Cristine Nobre Leite receberão nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, durante solenidade de abertura da Rota Cultural Raízes do Brejo, em Belém, a Comenda Henrique José Gonçalo – “Henrique Santeiro” em reconhecimento público pelos relevantes serviços em prol do desenvolvimento da cultura popular belenense através […]

19/09/2019 19h00 Atualizado há 4 anos atrás

A artesã Maria Marcolino de Oliveira e a poetisa Cristine Nobre Leite receberão nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, durante solenidade de abertura da Rota Cultural Raízes do Brejo, em Belém, a Comenda Henrique José Gonçalo – “Henrique Santeiro” em reconhecimento público pelos relevantes serviços em prol do desenvolvimento da cultura popular belenense através da Arte Cerâmica e da Literatura de Cordel.

Natural de Santo Antônio/RN, a artesã Maria Marcolino, também conhecida como Maria do Barro, começou a moldar panelas de barro assim que chegou a Belém, na década de 1960, aos nove anos de idade. Com anos de experiência, o barro a obedece e faz o formato indicado por suas mãos, sejam as panelas, luminárias ou jarros, fazendo o acabamento final com pinturas decorativas nas belas formas dos seus muitos objetos artesanais.

Seus utensílios artesanais feitos do barro passaram a ser vendidos na feira livre de Belém, e se espalharam por municípios paraibanos e de vários estados, inclusive em restaurantes no Rio de Janeiro e São Paulo.

Neste mês de setembro, a artesã Maria Marcolino foi consagrada com o título de Mestra, na tipologia Cerâmica, pela Curadoria do Artesanato do Estado da Paraíba após avaliação de uma comissão de especialistas do Artesanato Paraibano.

Já a odontóloga e poetisa Cristine Nobre, natural da cidade de Fortaleza/CE, faz parte da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas de Belém, desde o ano de 2006, e utiliza a literatura de cordel para orientar crianças e adultos sobre a importância da saúde bucal.

Cristine Nobre é membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, ocupando a cadeira 12, cujo patrono é Manuel Camilo dos Santos. Também é Diretora Sociocultural da PREPOP (Movimento Guarabirense da Poética Popular), Membro da Frente Brasil Popular e autora de vários cordéis voltados para a saúde bucal, como: O Dragão da Maldade contra a fluoretação das águas, Um romance pra dá o que escovar, Biografia de Jackson do Pandeiro, Biografia de Maurício Grabois entre outros.

Confira a programação do Raízes do Brejo 2019 em Belém:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Baixar [1.11 MB]


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support