Artesã e Poetisa serão homenageadas na abertura do Raízes do Brejo 2019 em Belém

A artesã Maria Marcolino de Oliveira e a poetisa Cristine Nobre Leite receberão nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, durante solenidade de abertura da Rota Cultural Raízes do Brejo, em Belém, a Comenda Henrique José Gonçalo – “Henrique Santeiro” em reconhecimento público pelos relevantes serviços em prol do desenvolvimento da cultura popular belenense através da Arte Cerâmica e da Literatura de Cordel.

Natural de Santo Antônio/RN, a artesã Maria Marcolino, também conhecida como Maria do Barro, começou a moldar panelas de barro assim que chegou a Belém, na década de 1960, aos nove anos de idade. Com anos de experiência, o barro a obedece e faz o formato indicado por suas mãos, sejam as panelas, luminárias ou jarros, fazendo o acabamento final com pinturas decorativas nas belas formas dos seus muitos objetos artesanais.

Seus utensílios artesanais feitos do barro passaram a ser vendidos na feira livre de Belém, e se espalharam por municípios paraibanos e de vários estados, inclusive em restaurantes no Rio de Janeiro e São Paulo.

Neste mês de setembro, a artesã Maria Marcolino foi consagrada com o título de Mestra, na tipologia Cerâmica, pela Curadoria do Artesanato do Estado da Paraíba após avaliação de uma comissão de especialistas do Artesanato Paraibano.

Já a odontóloga e poetisa Cristine Nobre, natural da cidade de Fortaleza/CE, faz parte da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas de Belém, desde o ano de 2006, e utiliza a literatura de cordel para orientar crianças e adultos sobre a importância da saúde bucal.

Cristine Nobre é membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, ocupando a cadeira 12, cujo patrono é Manuel Camilo dos Santos. Também é Diretora Sociocultural da PREPOP (Movimento Guarabirense da Poética Popular), Membro da Frente Brasil Popular e autora de vários cordéis voltados para a saúde bucal, como: O Dragão da Maldade contra a fluoretação das águas, Um romance pra dá o que escovar, Biografia de Jackson do Pandeiro, Biografia de Maurício Grabois entre outros.

Confira a programação do Raízes do Brejo 2019 em Belém:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [1.11 MB]

COMPARTILHAR