Dona Laurita recebe título de Mestra Artesã pela Curadoria do Artesanato do Estado da Paraíba

A artesã Laurita Maria Cabral, do município de Belém, foi consagrada com o título de Mestra Artesã, na tipologia Madeira, pela Curadoria do Artesanato do Estado da Paraíba. A solenidade de entrega do título ocorreu na noite de ontem (29), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com a presença do governador João Azevedo. Por questões de saúde, Dona Laurita, como é conhecida, foi representada por sua filha Maria das Graças Cabral.

Ainda criança Dona Laurita se percebeu artesã e ainda hoje, com mais de 80 anos continua fazendo suas peças. São flores, animais, frutas, utensílios domésticos, todos feitos em madeira. O material bruto da umburana  ganha formas bem acabadas nas mãos de Laurita, que já passou seu conhecimento para outros, por meio de ministração de cursos, disseminando a arte e tudo que aprendeu durante sua vida de artesã.

Dona Laurita se junta à artesã Maria Marcolino (Maria do Barro) que também foi agraciada com o título de Mestra Artesã, na tipologia Cerâmica, pela Curadoria do Artesanato do Estado da Paraíba, recebendo das mãos da prefeita Renata, na abertura da Rota Cultural Raízes do Brejo, em 2019, a Comenda Henrique José Gonçalo – “Henrique Santeiro”, em reconhecimento pelos relevantes serviços em prol do desenvolvimento da cultura popular belenense através da Arte Cerâmica.

Dona Laurita também participou da gravação do projeto do Sebrae, Destino Brejo, sobre o turismo em Belém e região. Confira o vídeo: