Autor: Assessoria

Belém participa de reunião do Fórum de Gestoras sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Com a participação da gestão municipal de Belém, o Fórum Estadual de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres da Paraíba, coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, reuniu nesta quarta-feira (30) mais de 36 gestoras, no auditório da Espep, em João Pessoa, para participarem do terceiro encontro anual para discutir a programação dos […]

31/10/2019 15h22 Atualizado há 3 anos atrás

Com a participação da gestão municipal de Belém, o Fórum Estadual de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres da Paraíba, coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, reuniu nesta quarta-feira (30) mais de 36 gestoras, no auditório da Espep, em João Pessoa, para participarem do terceiro encontro anual para discutir a programação dos 16 Dias de Ativismo e o Novembro Negro na Paraíba.

A reunião foi direcionada para estimular as atividades regionais e locais dos 16 Dias de Ativismo – uma mobilização internacional de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. A campanha acontece todos os anos, a partir do dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Nossa mobilização é voltada para pensarmos juntas as atividades em rede junto com gestoras municipais voltadas para discutir  questões sobre autonomia e participação social, políticas públicas para mulheres rurais, preconceito, racismo e diversidade.  O objetivo é  sensibilizar e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência”, explica a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. Atualmente, são 51 organismos de políticas públicas para mulheres institucionalizadas na Paraíba.

Na pauta também foram discutidas as atividades do Novembro Negro, uma agenda de discussão e debate em torno das questões étnico-raciais com o objetivo de construir uma sociedade mais igualitária e a superação de qualquer forma de preconceito e discriminação racial. O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, importante líder negro do Quilombo dos Palmares. Na data é comemorado o dia da Consciência Negra, fruto da luta coletiva do Movimento Negro Brasileiro. Com mais de 30 municípios presentes, as pautas foram o planejamento e a agenda das ações municipais e estadual dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e também do Novembro Negro.

O município de Belém esteve representado na reunião por Luza Macedo (Secretária Municipal de Saúde), Heloiza Brandão (Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana), Nilton Carlos (Terapeuta Ocupacional do NASF) e Edna Lira (Psicóloga do Serviço de Orientação Escolar).


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support