Belém participa de reunião do Fórum de Gestoras sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Com a participação da gestão municipal de Belém, o Fórum Estadual de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres da Paraíba, coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, reuniu nesta quarta-feira (30) mais de 36 gestoras, no auditório da Espep, em João Pessoa, para participarem do terceiro encontro anual para discutir a programação dos 16 Dias de Ativismo e o Novembro Negro na Paraíba.

A reunião foi direcionada para estimular as atividades regionais e locais dos 16 Dias de Ativismo – uma mobilização internacional de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. A campanha acontece todos os anos, a partir do dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Nossa mobilização é voltada para pensarmos juntas as atividades em rede junto com gestoras municipais voltadas para discutir  questões sobre autonomia e participação social, políticas públicas para mulheres rurais, preconceito, racismo e diversidade.  O objetivo é  sensibilizar e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência”, explica a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. Atualmente, são 51 organismos de políticas públicas para mulheres institucionalizadas na Paraíba.

Na pauta também foram discutidas as atividades do Novembro Negro, uma agenda de discussão e debate em torno das questões étnico-raciais com o objetivo de construir uma sociedade mais igualitária e a superação de qualquer forma de preconceito e discriminação racial. O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, importante líder negro do Quilombo dos Palmares. Na data é comemorado o dia da Consciência Negra, fruto da luta coletiva do Movimento Negro Brasileiro. Com mais de 30 municípios presentes, as pautas foram o planejamento e a agenda das ações municipais e estadual dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e também do Novembro Negro.

O município de Belém esteve representado na reunião por Luza Macedo (Secretária Municipal de Saúde), Heloiza Brandão (Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana), Nilton Carlos (Terapeuta Ocupacional do NASF) e Edna Lira (Psicóloga do Serviço de Orientação Escolar).

COMPARTILHAR