Biblioteca Municipal de Belém é selecionada pelo ‘Programa Conecta Biblioteca’

A Biblioteca Municipal Profª Maria Lira foi selecionada para participar do Programa Conecta Biblioteca, promovido pela ONG Recorde, uma organização social voltada ao empoderamento digital que atua em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas na formação de jovens autônomos, conscientes e conectados por meio do uso da tecnologia.

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio das bibliotecas públicas e tem como objetivo  aproximar a comunidade do equipamento e atrair novos usuários para este local transformador, especialmente jovens em vulnerabilidade social.

Foram selecionadas bibliotecas estaduais e municipais em 24 estados, sendo 16 na Região Sudeste, 12 no Sul, 16 no Centro Oeste, 36 no Nordeste e 28 no Norte. Na Paraíba, apenas duas bibliotecas foram selecionadas, as bibliotecas municipais de Belém e de Frei Martinho.

A secretária de Cultura, Márcia Regina, participará do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, em maio, no Rio de Janeiro, representando o município de Belém. O encontro tem como finalidade a troca experiências e a formação sobre estratégias de comunicação, gestão participativa e articulação, entre outros temas voltados para o incentivo à leitura através das bibliotecas.

Uma das expectativas do Conecta Biblioteca é o aumento no número de usuários das bibliotecas participantes do programa, com foco no crescimento de usuários jovens, especialmente na faixa etária de 14 a 29 anos.