Campanha de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil continua até o dia 31 de agosto

No último sábado (18), aconteceu o Dia D de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo para crianças entre 1 ano e menores de 5 anos de idade. Centenas de crianças receberam as vacinas nos oito postos de saúde espalhados pelo município de Belém.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças que ainda não foram vacinadas à unidade de saúde mais próxima até o dia 31 de agosto, garantindo a proteção das crianças contra as doenças.

O que é o Sarampo?

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Tem como principais sintomas: febre alta; dor de cabeça; manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal.

O que é a Poliomielite?

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Tem como principais sintomas: febre; dor na garganta e na cabeça; vômitos; dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores). A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite.

Com informações do Ministério da Saúde

COMPARTILHAR