CAPS de Belém inicia atividades do mês de Luta Antimanicomial

O Centro de Atenção Psicossocial do município de Belém iniciou ontem (7) às atividades do mês de Luta Antimanicomial. A primeira atividade ocorreu com uma visita dos usuários à Igreja Matriz da Sagrada Família.

Nesta semana, os usuários e profissionais do CAPS I de Belém também participarão da reabertura das oficinas no CAPS do município de Solânea, da Assembleia dos Cuidadores, e de atividades corporais e lúdicas, no distrito de Rua Nova.

Por muito tempo, as pessoas que sofriam de tormentos psíquicos eram excluídas totalmente da sociedade, obrigadas a viver em regimes de clausura em manicômicos e tratadas por terapia quase que unicamente medicamentosa.

A culminância das atividades ocorrerá na Semana de Luta Antimanicomial, comemorada anualmente de 13 a 18 de maio, que lembra a mudança de paradigma no tratamento dispensado a esses cidadãos que passaram a contar, no serviço público, com uma política que objetiva maior humanização no acolhimento, tratamento e acompanhamento dos seus problemas.

Com informações da EBC

COMPARTILHAR