CAPS de Belém realiza passeio recreativo com usuários e familiares

O Centro de Atenção Psicossocial de Belém realizou, ontem (10/12), um passeio recreativo com os usuários da unidade do município, com a finalidade de proporcionar maior interação entre usuários, familiares e cuidadores, estimulando o convívio social e a autonomia dos pacientes.

Durante o passeio, os usuários do CAPS participaram de uma sessão de fotos no shopping, em João Pessoa, e também conhecerem algumas praias do litoral paraibano, muitos dos quais tomaram banho de praia pela primeira vez. O CAPS de Belém é coordenado pela psicóloga Bernadete Simão.

O que é um CAPS?

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

COMPARTILHAR