Dia D de vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado (19) em todos os postos de saúde de Belém

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo continua em todos os postos de saúde do município de Belém, com foco em dois grupos. Até o dia 25 de outubro a campanha irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia “D” de vacinação no próximo sábado, dia 19 de outubro, das 8h às 17h

Já o segundo grupo, com início da vacinação no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. O dia “D” para esta faixa etária será no dia 30 de novembro.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Quais são os sintomas do sarampo?

Os principais sintomas do sarampo são:

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Com informações do Ministério da Saúde.

COMPARTILHAR