Gestão municipal apresenta metodologia do Selo Unicef nas Unidades de Saúde e adere ao Programa Busca Ativa Escolar

Neste mês de maio, a articuladora do Selo Unicef, Camila Cardoso, estará apresentando aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde do município de Belém a metodologia do referido programa desenvolvido pela ONU. O Selo Unicef é um reconhecimento internacional concedido aos municípios do Semiárido brasileiro e da Amazônia que alcançarem melhorias importantes na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Dentro da estratégia da obtenção do selo, o município de Belém fez a adesão ao Programa Busca Ativa Escolar para reduzir os índices de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão. Este programa será implantado a partir do mês de junho de forma intersetorial envolvendo as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

Belém incluso no semiárido

No final do ano passado, após uma maratona de reuniões, encontros e videoconferências com a participação direta da prefeita Renata Christinne, Belém e outros 23 municípios da região foram incluídos pelo Ministério da Integração Nacional na nova delimitação do Semiárido nordestino.

Alguns dos benefícios para os municípios que integram o Semiárido brasileiro é o acesso a financiamentos e programas federais exclusivos, linhas de crédito especiais para os agricultores, amortização de dívidas junto às instituições governamentais, além da manutenção de programas como o Seguro Safra, construção de cisternas etc., e a participação de projetos e programas de organismos internacionais, como o Selo Unicef da ONU.