Na manhã desta sexta-feira, a prefeita Renata Christinne e a secretária de Saúde, Luza Macedo, entregaram o fardamento para os inspetores da Vigilância Sanitária de Belém. A entrega do fardamento, com blusas e coletes, ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde.
A Vigilância Sanitária de Belém funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde e está completando vinte anos de atividades no próximo dia 22 de abril. O órgão é coordenado pelo servidor Jean Carlos Neves.
SOBRE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
De acordo com a Lei federal nº 8.080/90, a Vigilância Sanitária é responsável por desenvolver um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e de prestação de serviços de interesse da saúde.
A Vigilância Sanitária está presente nas três esferas de Governo: Federal, Estadual e Municipal. Cada esfera com atribuições específicas. A esfera Municipal da Vigilância Sanitária, por exemplo, é a principal executora das ações e principal responsável por implementar serviços de vigilância sanitária. Tendo para isso, a cooperação técnica e financeira do Estado e da União.
A Vigilância Sanitária trabalha na fiscalização dos estabelecimentos comerciais que exercem atividades de interesse à saúde; como o comércio de alimentos, consultórios médicos, salões de beleza, farmácias, entre outras inspeções e ações educativas.