Nota de Esclarecimento sobre possível caso suspeito de Coronavírus em Belém

A Prefeitura de Belém esclarece que, em relação à notícia do possível caso suspeito de Coronavírus no município, a gestão vem tomando todas as medidas seguindo o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

O protocolo recomenda isolamento de 7 dias para avaliar possíveis sintomas.

É importante esclarecer que o caso ocorrido foi com uma médica que conhece os protocolos e sendo assim, preventivamente, está em isolamento em sua casa.

A gestão municipal reforça que estão sendo tomadas todas as medidas para evitar/prevenir a disseminação do Covid-19 em Belém, dentre as quais:

  1. Decreto de Situação de Emergência pela Pandemia Covid 19;
  2. Formação de grupo gestor de prevenção ao Covid-19 que acompanhará possíveis casos e fará as devidas notificações quando necessário;
  3. Suspensão das aulas e atividades escolares;
  4. Suspensão de todas as atividades que promovam aglomeração como torneios, grupos, reuniões e festas;
  5. Formação e capacitação com os profissionais de saúde sobre as novas informações do Covid-19;
  6. Todos os serviços de saúde permanecerão abertos, porém com horários de atendimento sem permitir aglomeração;
  7. Acompanhamento de todos os grupos de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas; pessoas que tiveram contato com alguém que chegou de viagem de áreas de contaminação comunitária ( por enquanto Rio de Janeiro , São Paulo e Pernambuco).

Por fim,  a gestão municipal orienta a população seguir as medidas preventivas, conforme recomendam as autoridades de saúde, as quais estão sendo divulgadas nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Belém, como também nos demais meios de comunicação.

Belém, 18 de março de 2020.

COMPARTILHAR