A prefeita Renata Christinne inaugurou duas estações de tratamento de água do projeto Salta-Z nas comunidades rurais do Angelim e Gameleira, no município de Belém. Em parceria com a Funasa, o projeto Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, denominado Salta-Z, garantirá água potável mais acessível para cerca de 100 famílias.
As duas comunidades rurais foram selecionadas após estudos realizados pelos técnicos da Funasa sobre a qualidade da água dos mananciais (açudes ou barreiros) existentes nas referidas localidades, e compatíveis com a Salta-Z.
A gestão municipal construiu as estruturas das estações de tratamento, distribuiu garrafões de água para os moradores e disponibilizou técnicos das secretarias de Agricultura e Saúde para acompanhar o processo de capacitação dos operadores das próprias comunidades, os quais realizarão o trabalho de bombeamento e tratamento da água em cada estação. Em contrapartida, a Funasa forneceu o motor-bomba e a capacitação técnica dos operadores.
SALTA-Z
A Salta-Z é uma tecnologia tradicional com baixo custo de implantação capaz de realizar o tratamento do recurso hídrico em água superficial e subterrânea para o consumo humano, compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.