Autor: Assessoria

Prefeitura e Iphaep realizam palestra sobre preservação do patrimônio histórico e cultural de Belém

Em parceria com a Prefeitura de Belém, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) realizou uma palestra para servidores públicos, professores e estudantes sobre preservação do patrimônio histórico e cultural do município de Belém. O evento aconteceu nesta terça-feira (29), no Espaço de Convivência, e também contou com a participação […]

30/10/2019 15h53 Atualizado há 3 anos atrás

Em parceria com a Prefeitura de Belém, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) realizou uma palestra para servidores públicos, professores e estudantes sobre preservação do patrimônio histórico e cultural do município de Belém. O evento aconteceu nesta terça-feira (29), no Espaço de Convivência, e também contou com a participação da prefeita Renata Christinne, secretários e vereadores.

A palestra foi conduzida pela historiadora Márcia de Albuquerque e a arquiteta Perlla Goes, as quais abordaram conceitos sobre patrimônio e suas classificações, a exemplo de patrimônio cultural material e imaterial, bens culturais móveis, imóveis e integrados entre outras considerações sobre bens culturais, artísticos e históricos, e a importância de sua preservação.

As palestrantes também apresentaram ao público os serviços prestados pelo Iphaep e sua missão de garantir à sociedade o acesso e a fruição do patrimônio cultural por meio da preservação, valorizando e respeitando a diversidade cultural do Estado da Paraíba.

O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E POR QUE PRESERVAR?

Denomina-se patrimônio cultural o conjunto de bens, materiais ou imateriais, que traduzem a história, a formação e a cultura de um povo. Preservar significa mantê-los para que as atuais e futuras gerações tenham acesso à memória coletiva e afetiva de um local.

Através dos patrimônios artístico, arquitetônico e urbano mantemos contato com as nossas origens, e podemos conhecer mais sobre nossa história e compreender melhor nossa cidade.

É nosso dever de cidadão valorizar e proteger nosso patrimônio para que possa continuar sendo objeto de estudo e fonte de identidade e cultura para as próximas gerações.

Com informações do site do Iphaep