Prefeitura inicia construção de cisternas de placas em comunidades rurais

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou esta semana a construção de cisternas de placas nas comunidades rurais de Forquilha e Gameleira. Nesta primeira fase serão construídas cinco cisternas, cada uma com capacidade 16 mil litros de água. A cisterna tem o formato cilíndrico, é coberta e fica […]

27/04/2018 22h02 Atualizado há 2 anos atrás

A cisterna tem o formato cilíndrico, é coberta e fica semienterrada. O seu funcionamento prevê a captação de água da chuva aproveitando o telhado da casa, que escoa a água através de calhas. Trata-se de uma tecnologia simples, adaptada à região semiárida e de fácil replicação.

Com o armazenamento da água da chuva em cisternas construídas com placas de cimento ao lado de cada casa, as famílias que vivem na zona rural passam a ter água potável mais próxima. Não se faz mais necessário o sacrifício do deslocamento de quilômetros para buscar água para fazer um café, cozinhar e beber.

Com informações da ASA Brasil