Gestão da prefeita Renata recebe premiação por desenvolver políticas públicas para as mulheres de Belém

A gestão da prefeita Renata Christinne foi premiada com o selo social “Prefeitura Parceira das Mulheres” pelas ações desenvolvidas para a promoção da equidade e igualdade dos direitos das mulheres no município de Belém. A entrega da premiação, idealizada pelo Governo do Estado e a Famup, aconteceu ontem (12) no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

“Recebemos a premiação pelas políticas públicas para a mulher desenvolvidas em Belém nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo e geração de renda, cultura e combate à violência contra a Mulher. É Belém para todas”, destacou a prefeita.

A prefeita Renata também parabenizou a Mestra Artesã, Maria Marcolino, que representou o município de Belém na Feira de Mulheres Produtoras da Paraíba, que aconteceu simultaneamente no local da premiação, através de suas peças de artesanato feitas de barro, “representando lindamente todas as Mulheres de Belém”.

Participaram da comitiva as secretárias Vívian Sales (Desenvolvimento Social) e Luza Macedo (Saúde), Heloíza Brandão (Coordenação de Políticas para a Mulher e Diversidade Humana), Tatiane Sales (Assistente Social e Gestora do Programa Bolsa Família), Juliana Costa (Agente de Desenvolvimento), Aparecida Fernandes (Assistente Social do Programa Criança Feliz) e Emilly Marina (Psicóloga e Coordenadora do CRAS).

O evento contou ainda com a participação da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, da secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), Ana Cláudia Vital do Rego, do presidente da Famup, George Coelho, prefeitas (os) entre outras autoridades.

PREFEITURA PARCERIA DAS MULHERES – O Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ é voltado às práticas desenvolvidas pelas prefeituras dos municípios paraibanos de promoção da equidade e igualdade dos direitos das mulheres, considerando as especificidades e as potencialidades de cada município. O selo é uma realização da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Munipal (Sedam) e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

A seleção dos municípios foi feita por uma comissão julgadora, formada por representantes da Semdh, da Sedam e da Famup. O Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ tem como objetivos garantir práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, de forma a estimular o empreendedorismo, a autonomia econômica e o desenvolvimento sustentável com igualdade social; enfrentamento à violência contra as mulheres nas suas diferentes manifestações; e promoção da saúde integral das mulheres, considerando as especificidades e as potencialidades de cada município.

Os critérios para receber o selo passou por desenvolvimento de ações desde a criação de equipamentos de gestão (secretarias, coordenações ou núcleos), centros de referências, até protocolos de atendimentos na saúde que beneficiem a otimização do Pré-Natal e parto humanizado, políticas para a autonomia financeira das mulheres, ações para a segurança alimentar e outros.

Com informações do Governo da Paraíba