Autor: Assessoria

Rádio EduConecta: Estudantes produzem programas radiofônicos sobre história e manifestações socioculturais de Belém

Entre os meses de junho e dezembro, o projeto “Rádio Escola: a mídia da comunidade escolar” capacitou professores e alunos do Ensino Fundamental do município de Belém, no Brejo paraibano, com oficinas teórico-práticas sobre a linguagem radiofônica, visando difundir a história e as manifestações socioculturais do município. Ao todo, 10 professores e 50 alunos, entre […]

22/12/2018 18h46 Atualizado há 2 anos atrás

Entre os meses de junho e dezembro, o projeto “Rádio Escola: a mídia da comunidade escolar” capacitou professores e alunos do Ensino Fundamental do município de Belém, no Brejo paraibano, com oficinas teórico-práticas sobre a linguagem radiofônica, visando difundir a história e as manifestações socioculturais do município. Ao todo, 10 professores e 50 alunos, entre 9 e 16 anos, foram beneficiados pelo projeto.

Uma equipe formada por 12 estudantes e 3 professores da UFCG ministrou as oficinas, que aconteciam semanalmente na Biblioteca Municipal Professora Maria Lira. O resultado foi a criação da “Rádio Educonecta” – uma série de programas sobre a cidade de Belém, produzidos e gravados pelos jovens, com declamação de poesias, além de uma campanha para estimular a visita à Biblioteca e depoimentos dos participantes sobre o projeto.

O projeto em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, surgiu quando o município foi selecionado para integrar o Conecta Biblioteca, que é um programa nacional de estímulo à transformação social e o desenvolvimento de comunidades por meio de bibliotecas públicas, promovido pela ONG Recode.

A parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, através do Programa de Extensão Mídias na Educação, promovido pelo curso de Comunicação Social com linha de formação em educomunicação, permitiu a concretização da Rádio Educonecta ao formar professores e alunos da educação básica de Belém para produzir programas radiofônicos.

Acesse: https://educonectaradio.wordpress.com/

Com informações da UFCG