Autor: Assessoria

Rota Cultural Raízes do Brejo movimenta Serra da Raiz neste fim de semana

Belém, Alagoinha, Duas Estradas e Lagoa de Dentro já receberam a Rota Cultural Raízes do Brejo 2019, que chega nesta sexta-feira (25) ao município de Serra da Raiz. Serra da Raiz, distante 120 km de João Pessoa, promove neste fim de semana (25 a 27 de outubro) a quinta etapa da Rota Cultural Raízes do […]

21/10/2019 12h02 Atualizado há 3 anos atrás

Belém, Alagoinha, Duas Estradas e Lagoa de Dentro já receberam a Rota Cultural Raízes do Brejo 2019, que chega nesta sexta-feira (25) ao município de Serra da Raiz.

Serra da Raiz, distante 120 km de João Pessoa, promove neste fim de semana (25 a 27 de outubro) a quinta etapa da Rota Cultural Raízes do Brejo, que envolve nove municípios da região. O município com pouco mais de 3,2 mil habitantes se preparou para apresentar aos turistas muita cultura, artesanato e gastronomia, contando com uma programação cultural tendo como tema: O Massacre de Tracunhaém: uma história de amor que deu origem a Parahyba.

O Raízes do Brejo é um projeto que procura resgatar a cultura das cidades envolvidas, apresentar as pessoas que produzem artesanato, fazem as suas receitas, e que possam tornar essas atividades em um meio de vida, gerando renda extra e até abrindo novas vagas de trabalho.

A abertura da programação da Rota Cultural acontece na sexta-feira (24), com uma alvorada às 6h. A solenidade de abertura será às 20h. Em seguida, estarão abertas as feiras de Artesanato e Gastronomia. No sábado (25), será aberta a Exposição Arqueológica, no Museu do Homem Serrano, mas o dia será marcado por uma série de shows e apresentações culturais, como Bandas Marciais das escolas públicas, Pastoril Mestra Adauto, Grupos Folclóricos e Retreta com banda de música Joaquim Menezes. Haverá ainda um show de José Orlando e Gegê Bismark.

No domingo (27), logo cedo será realizada uma trilha ecológica nas regiões de Trindade e Loca da Nega; uma missa na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim. À tarde, a partir das 14h, artistas locais se apresentam na Praça de Eventos, como os artistas Rodolfo César, Bruninho Hits e Marcelo Lima. A Rota Cultural se despede de Serra da Raiz em Grande estilo, com um pôr do sol na Chácara Santa Lúcia.

Atrativos turísticos –  Loca da Negra – A Loca da Nega está situada no Sítio Cardoso, em Serra da Raiz. O local carrega muitos mistério e histórias que fazem parte da cultura do município. O nome foi atribuído, pela lenda contada que uma negra se escondia naquela área rochosa, já que sofria perseguição de colonizadores. O enredo final conta que a mulher ficou escondida até sua morte e assim, eis o nome do lugar ‘Loca da Nega’, que relembra a história.

Cruzeiro – A visitação ao cruzeiro da cidade é aberta ao público e de lá, os visitantes possuem uma visão panorâmica, em que se consegue observar a igreja local e a lagoa da cidade. A construção do cruzeiro marcou a passagens dos séculos, de XIX para XX.

Lajedo do Alto – Nascer do Sol – Beleza natural e desfrutada coletivamente no município de Serra da Raiz. O astro rei é esperado em um encontro coletivo às 5h da manhã, ao som de música. O nascer do sol é um momento para começar bem o dia na cidade, com vista para uma incrível paisagem. Os passeios podem ser agendados com um guia (Edson – 83-9157-2454).

ROTA CULTURAL RAÍZES DO BREJO

A Rota Cultural teve início no último dia 20 de setembro, no município de Belém, e vai até 1º de dezembro. O projeto é formado por nove municípios: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Pirpirituba, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos. A proposta da rota é mobilizar a população local, aquecer a economia e incentivar o turismo de contemplação e visitação a antigos engenhos, casarões, estações e linha férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia, artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas. A programação, que está na terceira edição, acontece sempre nos finais de semana, iniciando nas sextas-feiras e terminando nos domingos, em cada cidade.

Com informações do site do Governo da Paraíba.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support