SAMU de Belém conclui ciclo de palestras para alunos da rede municipal sobre primeiros socorros e serviço de urgência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Belém concluiu mais um ciclo de palestras com orientações sobre primeiros socorros para os alunos da Rede Municipal de Ensino. O ciclo de palestras faz parte do “Projeto Amigos do Samu Belém”.

Os alunos receberam orientações de como ajudar as pessoas em caso de convulsões, hemorragias e engasgo, entre outras manobras de salvamento em situações comuns no dia a dia. Também foi orientado sobre como acionar o SAMU 192 e os prejuízos dos trotes que podem ser fatais para as pessoas que precisam do serviço de urgência.

SAMU

Criado pelo Governo Federal em 2003, através da Portaria nº 1864/GM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 é um serviço de saúde para urgências pré-hospitalares desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias de saúde municipais e estaduais e o Ministério da Saúde.

O SAMU 192 deve ser acionado nos seguintes casos:

• Acidentes/traumas com vítimas;
  • Choque elétrico;
  • Problemas cardio-respiratórios;
  • Afogamentos;
  • Intoxicação ou queimaduras graves;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto;
  • Tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência.

O serviço também pode ser acionado por hospitais para transferências inter-hospitalares de pacientes com risco de morte.