Unidades de saúde de Belém oferecem tratamento para quem quer parar de fumar

Preocupada com a saúde e o bem-estar da população, a Prefeitura de Belém está oferecendo tratamento contra o tabagismo às pessoas do município que querem parar de fumar. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se inscreverem para acompanhamento individual e/ou em grupo. O tabagismo é reconhecido como […]

26/11/2019 14h11 Atualizado há 3 anos atrás

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina. É também o mais  importante fator de risco isolado para cerca de 50 doenças, muitas delas graves e fatais, como o câncer, cardiovasculares, enfisema e outras.

Parar de fumar e seus benefícios à saúde

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.

Com informações do Inca.Gov