Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou um passeio e piquenique ao Cruzeiro de Roma com os usuários atendidos pelo serviço.
O momento teve como objetivo promover a integração social, o bem-estar emocional e a convivência saudável entre os participantes, reforçando a importância de ações que incentivem o cuidado com a saúde mental de forma leve e acolhedora.
Durante o passeio, os usuários participaram de atividades recreativas, rodas de conversa e momentos de partilha, vivenciando experiências de lazer em meio à natureza. O piquenique serviu como um espaço de descontração e fortalecimento de vínculos, tanto entre os usuários quanto com a equipe multiprofissional do CAPS.
De acordo com a coordenação do serviço, ações fora do ambiente clínico são fundamentais para o processo de cuidado e reabilitação psicossocial.
“Esses momentos contribuem para que os usuários se sintam pertencentes, valorizados e apoiados, fortalecendo o tratamento e a autoestima”, destacou a equipe do CAPS.
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saúde, reafirma o compromisso com a promoção da saúde mental e a valorização da vida, seguindo com ações contínuas que buscam o acolhimento, o diálogo e a construção de uma rede de apoio para todos os cidadãos.