Início Notícias Geral Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção e combate à dengue
Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção e combate à dengue
  • Publicado em 02/05/2019 às 00:00 507 Visualizações

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Limpeza Urbana, realizou, nesta quinta-feira (2), um “porta a porta” para orientar a população sobre a prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti.

A ação de combate à dengue ocorreu nos setores que abrangem as Unidades de Saúde da Família I, V e VIII, na cidade de Belém, com distribuição de panfletos e intervenções em locais com possíveis focos de proliferação. Na próxima semana, as equipes de saúde seguirão para os setores das Unidades III e IV. Já no distrito de Rua Nova, a ação ocorrerá no dia 14 de maio.

Prevenção

O transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.